Dicas

CURIOSIDADES: SAIBA MAIS SOBRE JÓIAS

 JOIAS


As joias sempre existiram na história da humanidade. Os adornos estão presentes desde a pré-história, quando eram feitos com ossos, pedras, dentes, conchas e madeira. Sua finalidade era ressaltar o status e o papel de cada um na sociedade ou servirem como amuletos protetores.
O uso de joias não é um modismo passageiro que acaba com o passar de alguns anos. Na verdade, com o surgimento de projetos inovadores por muitos joalheiros, as pessoas ao redor do mundo estão usando joias cada vez mais.
Quando uma pessoa adquire uma joia, atribuindo objetivamente ou subjetivamente valores de significação sentimental, entre outros é possível dizer que a pessoa que adquiri também é valorizada.
Por causa da paixão por joias, o número de designers tem aumentado e com isto uma maior diversificação de modelos, tamanhos e peças únicas surgem, para satisfazer as exigências do cliente.
Uma joia é um excelente presente em batizados, aniversários, casamentos, formaturas, pascoa, natal, mas também para eternizar momentos especiais sem datas pré-estabelecidas.


CURIOSIDADES:


• OURO 

É um metal de transição brilhante, amarelo, pesado, maleável, dúctil (trivalente e univalente) que não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro e ao bromo. À temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Este metal encontra-se normalmente em estado puro e em forma de pepitas e depósitos aluvionais e é um dos metais tradicionalmente usados para cunhar moeda. É tão dúctil e maleável que, com apenas um grama de ouro, é possível obter um fio de 3 quilômetros de extensão e 0,005 milímetros de diâmetro, ou uma lâmina quadrada de 70 centímetros de largura e espessura de 0,1 micrômetro.[1]
O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. É considerado como um dos metais mais preciosos, tendo o seu valor sido empregue como padrão para muitas moedas ao longo da história. http://pt.wikipedia.org

Sua cor varia conforme a proporção da liga prata/cobre, e de acordo com o metal utilizado para endurecer a liga. Veja:

Ouro + 2/3 de prata + 1/3 de cobre

Ouro Amarelo

Ouro + 1/3 de prata + 2/3 de cobre

Ouro Rosa

Ouro + prata + zinco

Ouro Azul

Ouro + prata + ferro (ou aço)

Ouro Negro

Ouro + cobre

Ouro Vermelho

Ouro + paládio

Ouro Branco

Ouro + prata

Ouro Verde

 

• DIAMANTE 

Um diamante é uma pedra transparente, feita de carvão puro( como a grafite numa lapiseira) que foi cristalizado, no seu ambiente natural, por tremendo calor e pressão. É o mais duro e o mais brilhante de todos os minerais.
Os diamantes forma encontrados, há mais de 2500 anos atrás, junto as margens e leitos de rios antigos. No Brasil foram descobertos no Século XVIII.
O valor de um diamante: A determinação do valor de um diamante é muito difícil; Pela sua beleza duradoura, sua raridade, sua durabilidade, e o seu simbolismo de amor e afeição. (Livro Vendendo Diamantes).
Diferença entre Diamante e Brilhante: Diamante é o nome da pedra preciosa em estado bruto ou já lapidada. O brilhante, por sua vez, é um dos muitos tipos de lapidação que existem para o diamante.
A lapidação do tipo brilhante foi criada em 1919, por Marcel Tolkowsky, e possui forma redonda, com 57 ou 58 facetas. É uma das lapidações que conferem mais brilho e beleza ao diamante. É tão conhecida que seu nome acabou se tornando um sinônimo popular de diamante.


• PEROLA 

As pérolas perfeitas são muito raras e por estarem ocultas no interior das conchas, tornaram-se o símbolo do conhecimento velado e da sabedoria esotérica. São mencionadas, ao longo de milênios, na mística, na religião, na arte, folclore e literatura dos mais diferentes povos.
A pérola é pura e preciosa, porque é retirada de uma água lodosa, de uma concha grosseira, e surge tão bela, tão límpida. Há uma certa aura de magia que a cerca. http://www.joia-e-arte.com.br